Ainda existe muito a ser preservado, e nesse momento estamos em uma época de transformações existenciais e grandes mudanças sociais. A Natureza pede socorro, e o homem, por ser parte intrínseca dela, corre perigo se não aprender a viver em harmonia com os elementos que regem nossa permanência nesse plano. Assim sendo, surgiu a necessidade de gerar e perpetuar boas ações na formação educacional dos seres humanos, e nada como criar um vínculo afetuoso entre as partes Homem-Natureza por meio das atividades de aventura, para estabelecer esta relação harmônica.
Envie um email relatando como você imagina o seu próximo evento acontecendo (MYNAYO, 2001). No relato deve conter o dia, hora, local, os participantes, o ambiente. Após a análise do conteúdo do relato (BARDIN, 2001). Será retornado um parecer da situação (MARINHO, 2009) com prescrição de um Inventário Turístico-Educativo, ou Educaticativo-Pedágogico ou Rendimento-Competição (BETRÁN e BRETRÁN, 2006).
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
MARINHO, A. Lazer, aventura e ficção: possibilidades para refletir sobre atividades realizadas na natureza. Motriz. v. 15, n. 1, Rio Claro, p. 01-12, 2009.
BETRÁN, Javier Oliveira; BETRÁN, Alberto Oliveira. Proposta pedagógica paras as Atividades Físicas de Aventura na Natureza (Afan) na educação física do ensino médio. In: MARINHO, Alcyane e BRUHNS, Heloisa Turini. Viagens, Lazer, e Esporte: o espaço da natureza. Barueri, Manole, 2006.