Ainda existe muito a ser preservado, e nesse momento estamos em uma época de transformações existenciais e grandes mudanças sociais. A Natureza pede socorro, e o homem, por ser parte intrínseca dela, corre perigo se não aprender a viver em harmonia com os elementos que regem nossa permanência nesse plano. Assim sendo, surgiu a necessidade de gerar e perpetuar boas ações na formação educacional dos seres humanos, e nada como criar um vínculo afetuoso entre as partes Homem-Natureza por meio das atividades de aventura, para estabelecer esta relação harmônica. 

QUAIS SÃO ESSES QUATRO ESTÁGIOS REFERIDOS?  

(CORNELL, 1950)

    Para o primeiro estágio procuramos despertar o entusiasmo e alertar quanto algumas necessidades para expedição segura, como: entregar cartilha contendo normas e sugestões a serem seguidas, e em alguns casos antecipando o mapa que será utilizado. Assinatura do termo de responsabilidades e concessão de imagem.

    No segundo estágio, com o auxilio de um professor, é reservado um momento para adquirir e exercitar a técnica que iremos utilizar durante a expedição.

     No terceiro estágio temos a experiência direta com a natureza, supervisionado por professor, orientador e fotógrafo.

      Por último, o estágio da apreciação do vivido. Nesse momento compartilham-se as inspirações e experiências, assistindo as fotos da nossa vivencia prática. Coleção EU FIZ!

 

CORNELL, J. B. Sharing Nature with children II. – Nevada, CA. by Dawn Publications, 1950.